Pular para o conteúdo principal
digital transformation

5 Tendências de Transformação Digital na Fábrica para 2019

Se há algo constante na fabricação, é o impulso por melhorarias. Existe um objetivo sempre presente para fazer mais rápido, barato, seguro e, ao mesmo tempo, satisfazer a qualidade - ou, resumindo em uma palavra: melhor. 

Embora esse objetivo principal não mude de ano para ano, a maneira como os fabricantes estão atingindo essa meta está evoluindo em ritmo acelerado. Em 2019, as fábricas industriais estão aproveitando uma série de tecnologias que estão surgindo para apoiar os fabricantes industriais em sua busca pela transformação digital.

A transformação digital é o termo abrangente para a implementação dessas novas tecnologias, sistemas, processos e talentos, além de permitir que as fábricas inovem à frente dos concorrentes e atendam às crescentes demandas dos clientes.

Como uma empresa orientada para soluções, quando se trata de tendências de fabricação, não se trata apenas da tecnologia em si, mas de como ela está resolvendo problemas em fábricas e empresas. Tecnologia como Internet Industrial das Coisas (IIoT), Realidade Aumentada (AR), análise e inteligência artificial, já foram aproveitadas por fabricantes inovadores hoje e novos casos de uso transformadores estão surgindo com melhorias recentes em hardware e software.

Aqui estão cinco tendências de transformação digital na fábrica - e decolando em 2019:

1. Uso da IIoT e Realidade Aumentada para superar o lapso de habilidades

Um estudo da Deloitte de 2018 descobriu que, dentro da indústria manufatureira, pode haver mais de 2 milhões de vagas disponíveis nos próximos 10 anos, com um potencial impacto econômico de US $ 2,5 trilhões. O estudo prevê que, até 2021, os principais papéis de produção - incluindo talentos digitais, produção qualificada e gerentes operacionais - serão três vezes mais difíceis de preencher.

Abordar essa escassez de trabalhadores tem sido e continuará a ser uma preocupação importante dentro da indústria manufatureira. As empresas procuram fazer mais com menos pessoas, atrair novos candidatos e integrar rapidamente novas pessoas. Há casos de uso muito convincentes de IIoT e AR para resolver esse problema de frente.

Exemplos incluem:

  • Assistência Remota de Realidade Aumentada: Os funcionários podem solucionar problemas e receber orientação em tempo real de especialistas externos para reduzir o tempo de inatividade dos ativos ou possíveis erros.
  • Instruções de Trabalho Digital Contextualizadas: Os trabalhadores usam o 3D baseado em função/tarefa, realidade aumentada e/ou realidade mista para obter um passo-a-passo mais eficaz para melhorar a eficiência e a qualidade do produto, enquanto conectam TI e OT.
  • Transferência de Turnos Digitais: As fábricas podem melhorar a segurança e impulsionar a eficiência operacional, capturando os principais pontos de dados e percepções necessários para uma transição suave.
  • Monitoramento de Desempenho da Força de Trabalho em Tempo Real: Com dispositivos e softwares conectados à IIoT, os fabricantes estão começando a aproveitar as informações em tempo real que podem ser usadas para otimizar fluxos de trabalho e processos, bem como tomar decisões de negócios proativas.

 

transformation

 

2. Aprimoramento da força de trabalho existente

Em um relatório recente, o Fórum Econômico Mundial (WEF) discutiu o caso de negócios para a requalificação e qualificação profissional do trabalhador norte-americano. Eles antecipam que cerca de 1,4 milhão de trabalhadores americanos serão deslocados na próxima década. Ao fornecer treinamento aos funcionários, as empresas apoiam a retenção de funcionários e impulsionam a eficiência, o que se traduz em uma força de trabalho de valor mais alto.

Por exemplo, se uma fábrica pode implementar tecnologias e processos que tornam seus funcionários 25% mais rápidos, ela não precisa contratar funcionários mais qualificados.

Para tornar este tipo de treinamento econômico - e mais atraente para o C-suite - os principais fabricantes estão explorando (e implementando) software e ferramentas de realidade aumentada para recuperar e fornecer aprendizado contínuo aos trabalhadores.

Por exemplo, o tempo de treinamento pode ser significativamente reduzido (e otimizado de saída) por meio de procedimento de realidade aumentada ou orientação de montagem. Os trabalhadores usam óculos AR, como o HoloLens, e são guiados passo a passo por um processo complexo. Está demonstrado que melhora a qualidade e aumenta a produtividade.

A BAE Systems, uma empresa global de defesa, segurança e aeroespacial, foi capaz de alavancar instruções passo-a-passo de realidade mista para melhorar a velocidade e a conformidade da montagem da bateria. Como resultado dessa poderosa solução, os funcionários da linha de frente da BAE puderam concluir suas tarefas de 30 a 40% mais eficientemente.

Esperamos ver mais fabricantes procurando implementar esses tipos de soluções em projetos pequenos e de grande escala nos próximos anos.

3. Implementação de soluções que criam flexibilidade e agilidade

A era da ruptura está aqui e os fabricantes estão agora no meio dela. Eles enfrentam a concorrência de concorrentes tradicionais, bem como empresas novas e inovadoras. Da cadeia de suprimentos até o chão de fábrica, os fabricantes precisam ser mais ágeis e flexíveis para atender às mudanças nas expectativas dos clientes, aumentar a eficiência e reduzir custos, mas isso continua sendo um desafio com muitas peças móveis.

A natureza e o ritmo do trabalho no chão de fábrica está evoluindo rapidamente à medida que produtos e processos se tornam cada vez mais complexos e variáveis, bem como com o advento da impressão 3D, a IIoT.

Eliminar uma abordagem de dados em silos - e criar uma única fonte de informações em toda a organização - por meio de uma solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) integrada à IIoT é uma das formas mais impactantes de os fabricantes impulsionarem a transformação digital. Essas tecnologias reúnem todos os sistemas diferentes em TI e TO, incluindo MPM, MES, ERP e muito mais. Quando usados em conjunto, os fabricantes obtêm visibilidade de suas operações, podem se mover mais rapidamente e serem mais responsivos.

4. Ativação de dados e percepções em tempo real

O ritmo dos negócios mudou e as empresas precisam ser pró-ativas na solução de problemas para permanecer à frente no mercado. Eles precisam entender o que está funcionando - e o que não está funcionando - o mais rápido possível.

Como eles estão fazendo isso? Com uma combinação de tecnologia IIoT e inteligência artificial (AI), os fabricantes podem ver como suas fábricas e processos estão funcionando em tempo real. Como resultado, eles estão se ajustando rapidamente para melhorar as operações que impulsionam a produtividade, a eficiência e a segurança.

Com o influxo de dados disponíveis com as integrações da IIoT, os fabricantes estão explorando soluções analíticas que dividem os dados em painéis baseados em funções. Eles apresentam os indicadores mais importantes, como métricas de OEE e KPIs para funções de trabalho específicas.

Alavancar a IIoT também desconstrói silos de longa data entre TI e TO - dando a essas equipes a visibilidade de suas funções interconectadas. Com TI e TO compartilhando indicadores em tempo real, decisões de negócios melhores e mais oportunas podem ser tomadas com impacto direto e mensurável - como redução de custos - nos processos de fabricação.

5. Mergulho Profundo na Utilização de Ativos

Os fabricantes confiam em seus ativos para serem produtivos e precisam garantir a confiabilidade dos ativos para evitar paradas não planejadas e atrasos na produção. Para apoiar esse esforço, eles estão implementando programas de manutenção preventiva orientados por dados com monitoramento e indicadores sobre condições de ativos em tempo real.

A geração de informações acionáveis por meio da tecnologia habilitada pela IIoT está reduzindo o tempo de inatividade planejado e não planejado dos ativos. Em vez de confiar na intuição ou no conhecimento legado, os gerentes de operações têm dados reais para tomar decisões.

A tecnologia de gêmeos digitais também está surgindo como uma maneira poderosa para os fabricantes entenderem como seus ativos e processos estão operando em toda a fábrica. Armados com dados contextualizados, os fabricantes estão rapidamente fazendo modificações para melhorar o desempenho de ativos e/ou sistemas.

Pensamentos finais

As tecnologias de hoje estão ajudando os fabricantes a alcançar mais metas de resultados, de forma mais rápida e eficaz. A transformação digital não é mais uma atividade opcional, é um imperativo comercial.

Fabricantes que não estão buscando ativamente novas maneiras de ter sucesso em seus negócios atuais e descobrir novas oportunidades para melhorar a eficiência ficarão para trás.

O que você está procurando alcançar daqui para frente?